A gestão do destino
turístico e os novos conceitos que permeiam o turismo mundial estiveram entre
os pontos centrais da visita que a comitiva potiguar presidida pelo conceituado
empresário Marcelo Fernandes de Queiroz (foto) - que cumpre agenda no estado
alemão da Renânia-Palatinado ao longo de toda esta semana - realizou nas
cidades de Bernkastel-Kues e Traben-Trarbach, na região do Rio Mosel. O grupo
participou de um workshop com o doutor Rembert Gügel, especialista em gestão de
destinos. Ele integra a equipe de profissionais da Câmara da Indústria e
Comércio de Trier (IHK).
PROBLEMAS DO TURISMO
“Há 30 anos todos os
problemas do turismo, assim como suas soluções, já eram conhecidos. E eles
estão ligados à necessidade de se entender que, gerir um destino é torná-lo
sustentável econômica, ecológica, social e culturalmente. O turismo precisa
servir à população local, e não o contrário. A percepção que um turista terá do
destino não se limita a uma única experiência que ele tenha. Ela passa por
todas as experiências vividas naquele lugar e, principalmente, se aquele
destino atende às expectativas que ele tem”, afirmou Gügel.
VINHO ATRATIVO TURÍSTICO
E é esse conceito
integrado que parte da região do Rio Mosel, mais precisamente estas duas
cidades visitadas pelos potiguares, procura trabalhar. Para ilustrar o conceito,
o representante da IHK dá um exemplo. “Esta é uma região grande produtora de
vinhos e a atenção dada à atividade pelos operadores do turismo é total.
Entendemos a produção do vinho como uma atividade empresarial, mas ela também é
um atrativo turístico, por isso não a perdemos de vista e buscamos integrá-la à
atividade turística”, ressaltou Rembert Gügel.
SLOW TRAVEL
Ele diz ainda que há
uma mudança de conceito turístico bastante forte hoje e que a Alemanha tem
procurado explorar bem. “Hoje os turistas estão desacelerando, estão
valorizando o slow travel (viagem devagar, com moderação). Eles querem mais
tranquilidade, fazer as coisas devagar, sentindo cada lugar. Um dos grandes
ícones desta mudança de expectativas é o crescimento do modelo de hospedagem no
qual o turista quer alugar uma residência e viver como um habitante local, se
integrando ao dia a dia daquele lugar. Esta tendência precisa ser levada em
conta na hora de se trabalhar um destino e, sobretudo, quando queremos encantar
o visitante. O destino inteiro precisa ser atrativo, de várias formas, para que
possamos atrair e manter o turista” pontuou Gügel. E ele vai além: “para saber
exatamente o que o turista quer precisamos pesquisá-lo, entendê-lo, saber
exatamente para onde iremos voltar nossas atenções, nossos esforços e,
sobretudo, os nossos recursos”.
HOTEL-ESCOLA DIFERENTE
Já na cidade de
Traben-Trarbach, os potiguares realizaram uma visita guiada ao Hotel-Escola
Moselschlösschen, às margens do Rio Mosel. O hotel desperta a atenção bela beleza
e o charme de suas formas e funciona desde 1901 em uma antiga estação
ferroviária. Trata-se de uma estrutura extremamente moderna e confortável,
totalmente equipada para o que eles chamam de “aulas-show” que acontecem em
duas situações. A primeira é quando um grupo resolve contratar um chef de
cozinha e reunir amigos em torno de um jantar com uma aula básica de
gastronomia e enologia. A segunda é quando uma universidade ou escola técnica
da região resolve realizar nos espaços do Moselschlösschen aulas extras para
seus alunos, com foco, por exemplo, na harmonização de pratos com os vinhos
produzidos na região. Para atender aos dois tipos de público, o hotel conta com
uma moderna estrutura de cozinha e espaço voltado à degustação de vinhos, além
de uma “vinhoteca”, um espaço subterrâneo, no qual são montados eventos
destinados aos apreciadores da bebida.
PROMOÇÃO DO DESTINO: “PERSONA” DOS ALEMÃES
A comitiva potiguar que
visita o estado alemão da Renânia-Palatinado teve, ainda, a oportunidade de
conhecer a estrutura da Agência Estadual para o Desenvolvimento Turístico da
Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz Tourism Gmbh, a RPT), além de discutir
possíveis formas de cooperação nesta área entre os alemães e o Rio Grande do
Norte.
A agência alemã tem 70% do seu trabalho
custeado pelo Secretaria de Estado da Economia e Turismo da Renânia. Os outros
30% vêm de entidades privadas - entre elas a IHK (Câmara do Comércio e da
Indústria) e a Dehoga (equivalente à ABIH no Brasil) – e de prefeituras das
cidades da região, ou mesmo de prefeituras das cidades que tenham interesses
pontuais na atuação da agência.
Um dos pontos
principais da atuação da RPT é uma ampla e diversificada plataforma de
comunicação, com site responsivo (www.rlp.tourismusnetzwerk.info), aplicativos
e reuniões por videoconferência.
Outra estratégia que
vem sendo utilizada com excelente retorno no que os alemães chamam de
qualificação do atendimento e, consequentemente, do retorno ao cliente, é a
chamada “Costumer Journey”.
A equipe da agência
realizou pesquisas e traçou perfis que definiram cinco “Personas”, que são
clientes que se enquadram nos padrões do público-alvo de cada destino. A
definição do perfil destes clientes foi feita com base em pesquisas
qualitativas que deixavam claras as preferências de atrações e o tipo de
hospedagem pretendido, a distância da residência, o tempo de permanência
desejado, entre outras coisas. De posse dos perfis do público-alvo de cada
destino, a agência, em parceria com as entidades que a mantém, passou a
monitorar clientes que se encaixassem neles e a ouvi-los de forma mais
detalhada para saber, por exemplo, quando iam procurar comprar efetivamente o
pacote, que motivos poderiam fazê-lo desistir da viagem. O material direcionado
às “personas” leva em conta as características de cada um, por exemplo, com uma
folheteria em letras maiores para o público da terceira idade ou uma base de
comunicação mais personalizada para esportistas.
O monitoramento vem
dando muito certo e garantindo o “encantamento” dos turistas nos destinos. Na
maioria das cidades em que a agência atua o percentual de turistas oriundos do
trabalho baseado nas “personas” já chega aos 50% do total.
MODELO INTERESSANTE
“Este é um modelo muito
interessante e nós deveremos discuti-lo no RN mais a fundo. Vamos tentar
encontrar formas de adaptá-lo à nossa realidade. Me parece um bom indutor do
crescimento do fluxo turístico, sobretudo em um momento em que nosso Rio Grande
do Norte está diversificando fortemente seus atrativos”, garantiu o presidente
do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
COMITIVA POTIGUAR
Liderada pelo
presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, a comitiva de
representantes do Estado, de municípios turísticos e de entidades empresariais
do Rio Grande do Norte está cumprindo esta agenda a convite do estado alemão da
Renânia-Palatinado, que custeou integralmente todas as despesas (aéreo,
inclusive taxas de embarque, hospedagem, transportes e refeições). A ideia da
viagem não é divulgar ou promover o destino RN mas, sim, trocar experiências de
gestão, marketing e capacitação de mão de obra no setor turístico.
Além do presidente Marcelo Queiroz e do
diretor Regional do Senac RN, Fernando Virgílio, fazem parte da comitiva: o
secretário-adjunto de Turismo do RN, Manoel Gaspar Neto; a secretária de
Turismo de Natal, Christiane Alecrim; o coordenador da Câmara Empresarial do
Turismo da Fecomércio RN, George Gosson; a subsecretária de Turismo e
coordenador dos polos turísticos do RN, Solange Portela; a secretária de
Turismo de São Miguel do Gostoso, Janielle Linhares; a secretária de Turismo de
Tibau do Sul, Elizabeth Bauchwitz; o secretário de Turismo de Serra de São
Bento, Clovis Magdiel Figueiredo; o presidente da Abav RN, Abdon Gosson; o
presidente da ABIH RN, José Odécio Rodrigues; o vice-presidente do Natal
Convention Bureau, George Costa; a presidente da Emprotur RN, Ana Maria Costa;
o cônsul honorário da Alemanha no RN, Axel Geppert; o assessor da Diretoria
Regional do Senac RN, Estácio Guimarães; e o assessor de Comunicação e
Marketing do Sistema Fecomércio RN, Luciano Kleiber
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