Garantir acessibilidade
é uma maneira de tornar as viagens possíveis a todos os cidadãos. Para
facilitar a busca por locais que incluam pessoas com deficiência ou mobilidade
reduzida, o Ministério do Turismo criou, em 2014, o Guia Turismo Acessível, um
site onde é possível consultar e avaliar estabelecimentos e atrações turísticas
que ofereçam acessibilidade. A iniciativa conta também com um aplicativo.
Segundo o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 6,2% da população do país
apresenta algum tipo de deficiência. Com a ferramenta, o turista pode pesquisar
bares, restaurantes, atrativos e empreendimentos turísticos que mantenham
rampas de acesso, cardápio em braile, mesas exclusivas e símbolos gráficos de
acessibilidade.
O guia é colaborativo e
oferece a opção para o usuário avaliar os locais por onde passou. O material
está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol e pode ser baixado
gratuitamente na loja da Windows Phone, Apple Store e Google Play.
A ferramenta faz parte
do Programa Turismo Acessível, do Ministério do Turismo, que realiza ações
voltadas à promoção da inclusão social e do acesso de pessoas com deficiência
ou mobilidade reduzida em atividades turísticas. Entre 2006 e 2016, o Ministério investiu mais
de R$ 82 milhões em obras de acessibilidade, além de apoiar a qualificação e
capacitação de profissionais que atendem turistas com deficiência.
Em breve, a ferramenta
será reestruturada e trará mais agilidade na colaboração dos usuários. “O guia
é importante para facilitar a vida do turista que necessita de um serviço mais
acessível, além de incentivar o setor a se adaptar a essa realidade,
tornando-se mais inclusivo e competitivo. Com a reforma do site e do
aplicativo, os acessos e avaliações serão mais rápidos”, explicou a
Coordenadora Geral de Turismo Responsável, Isabel Barnasque.
EXEMPLO BRASILEIRO NO JAPÃO
Como parte da
preparação do Japão para a realização dos Jogos Tóquio 2020, o Ministério do
Turismo foi convidado pelo governo japonês para compartilhar as experiências
sobre o planejamento e realização das ações de turismo durante os Jogos Rio
2016.
A apresentação foi
realizada pelo Diretor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do
Turismo, Jun Yamamoto, que apresentou, dentre outros assuntos, o modelo de
planejamento adotado para o projeto, a realização do revezamento da Tocha
Olímpica e as ações de qualificação, infraestrutura, e facilitação de viagens e
promoção.
As autoridades
japonesas demonstraram interesse no projeto Casa Brasil, que recebeu mais de
500 mil visitantes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. O
Programa Turismo Responsável também despertou interesse dos participantes. A
All Nippon Airways (ANA), uma das maiores empresas aéreas do Japão, publicou
recentemente um artigo sobre o tema em sua revista de bordo. Fonte: Ministério
do Turismo – Mtur.
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