Levantamento de algumas das principais festas do Brasil
mostra o impacto financeiro do São João, responsável pela injeção de milhões de
reais na economia do país
REGIÃO NORDESTE
A vocação dos festejos
juninos como indutores do turismo no Brasil fica mais evidente a cada ano, com
os números da movimentação turística e da econômica dos principais destinos que
realizam uma das mais tradicionais festas da cultura brasileira.
O Nordeste confirma,
mais uma vez, a tradição como principal realizador dos festejos juninos. Em
Campina Grande (PB), a movimentação financeira é estimada em R$ 200 milhões,
crescimento de 25% em relação a 2016. O Parque do Povo, local da festa, recebeu
2,5 milhões de visitantes nos 30 dias de evento. Caruaru (Pernambuco) e Mossoró
(Rio Grande do Norte), Ceará, Sergipe. Alagoas, Bahia foram destinos turísticos
procurados durante as festividades juninas.
REGIÃO NORTE
No Maranhão, as festas
juninas espalhadas pelo estado geraram movimentação econômica de R$ 60 milhões,
sendo R$ 20 milhões apenas no São João de Todos de São Luís. Foram contratados
425 grupos culturais, que realizaram cerca de mil apresentações durante todo o
período junino.
A Região Norte confirma
que o São João é do Brasil. Conhecido nacionalmente pelas disputas entre os
bois Caprichoso e Garantido,
o Festival Folclórico
de Parintins recebeu 70 mil turistas e gerou cerca de 4,5 mil empregos diretos
e indiretos, injetando R$ 100 milhões na economia local segundo a Amazonastur.
No Pará, o Arraial dos Caetés em Bragança (PA) recebeu mais de 50 mil pessoas
em quatro dias com a geração de 1,2 mil empregos diretos e indiretos e
movimentação econômica de R$ 124,5 mil reais, beneficiando comunidades tradicionais
e produtores de farinha, o ouro branco da região.
CAMINHO CERTO
“Os números comprovam
que estamos no caminho certo para fazer do São João do Brasil um produto
turístico capaz de atrair turistas de todos os cantos do país. Apenas este ano
o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reuniu mais de 100
festejos em todas as regiões do país, mas precisamos dar visibilidade para as
festas e possibilitar que elas se estruturem para receber cada vez mais e
melhor o turista”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
MINAS GERAIS
Outro destino que quer
consolidar seu festejo no Calendário Nacional de Eventos é Belo Horizonte (MG)
com seu arraial, a exemplo do Carnaval que levou 500 mil turistas para a
capital mineira. Segundo a Belotur, a 39ª edição do Arraial de Belo Horizonte
contou com a presença de 185 mil pessoas, com movimentação econômica de R$ 1,68
milhão, referentes aos dias 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho.
CENTRO OESTE
No Centro-Oeste, o
Arraial do Banho de São João, realizado de 22 a 25 de junho, gerou mais de 280
empregos diretos. As 51 mil pessoas que passaram pelo evento injetaram R$ 430
mil nas 90 barracas e 6 pontos de comércio fixo. (Fonte Ministério do Turismo).
PROMOÇÃO DOS FESTEJOS
Este ano, o Ministério
do Turismo promoveu uma chamada pública para selecionar municípios interessados
em receberem apoio para promoção e divulgação de seus festejos juninos. As
cidades vencedoras foram: Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande
(PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA). (Fonte
Ministério do Turismo).
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