sábado, 27 de maio de 2017

PERUÍBE SEDIOU A REUNIÃO DA ABRAJET NACIONAL


A Primeira Reunião Semestral do Conselho Nacional da ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo foi realizada com sucesso em Peruíbe, município do Estado São Paulo, situado na Costa da Mata Atlântica, no período de 18 a 21 de Maio de 2017. O evento teve o literal apoio da Prefeitura de Peruíbe, através do ínclito prefeito Luiz Maurício Passos de Carvalho Pereira, empresário de sucesso, naquela região, foi presidida pela jornalista Miriam Petrone, presidente da Abrajet Nacional, Abrajet São Paulo, e do Fórum Latinoamericano de Periodistas de Turismo.
Os jornalistas ficaram hospedados no aconchegante Peruíbe Suite Flat Hotel – www.peruibesuiteflathotel.com.br - (Rua Barão de Mauá, 330, Centro) do casal hoteleiro Eduardo Radenas/Regina Radenas, onde se realizaram as reuniões do Conselho Nacional da Abrajet. O prefeito Luiz Maurício este “in loco”, dando as boas vindas aos jornalistas, e posteriormente falando do seu município, e principalmente do forte destino
turístico. O hospitaleiro Eduardo Monteiro Ribas, Secretário de Turismo de Peruíbe, além de grande cicerone, esteve presente durante nossa salutar estada nos prados peruíbenses participando das reuniões da Abrajet (no jantar de despedida realizado no sofisticado Restaurante Pão de Maçã News) Ribas apresentou a sua bela “wife” Mônica; Walcir Matias, presidente do Comtur Peruíbe, e da Associação Comercial e Empresarial de Peruíbe, e Eduardo Rodenas, presidente do Rotary, presentes a nossa reunião. Os jornalistas foram recebidos para almoço no Restaurante Mama Lina, no Guaraú, e no Sinthoresp; o almoço de despedia foi no tradicional Restaurante Sítio Santa Rosa – Sítio do Costinha (Rosinha é a cozinheira, senhora que entende da arte de preparar deliciosos quitutes), de propriedade do casal Carlos Alberto Costa/Iraci, fica na zona rural de Peruíbe.
PERUÍBE, PRAIAS, RIOS, TRILHAS, CACHOEIRAS, E MISTÉRIOS
Nos idos de dezembro de 1958, foi realizado o plebiscito que definiria a emancipação política de Peruíbe. Em fevereiro de 1959, o Distrito pertencente a Itanhaém passou a ser denominado como Município de Peruíbe. Em 22 de junho de 1974, a cidade foi reconhecida como Estância Balneária.
Em 1975, o Presidente da República Federativa do Brasil, Ernesto Geisel, assinou o Acordo Nuclear Brasil – Alemanha, que previa a construção de uma usina nuclear na Praia do Arpoador, em Juréia. O projeto não foi avante devido à forte rejeição popular.
Peruíbe conhecida como portal da Juréia localiza-se entre o mar e as belas montanhas da Serra do Mar, litoral de São Paulo. Distante apenas de Santos 80 km; 140 km de São Paulo, e 320 de Curitiba. As suas grandes atrações turísticas rurais estão ligadas à natureza literalmente preservada; belas e selvagens praias entre costões, cercadas por floresta exuberante, corredeiras e piscinas naturais; tem uma maravilhosa rota marítima; clima de mar e de serras. O acesso a Peruíbe se dar por rodovias modernas, como a dos Imigrantes. Seus atrativos turísticos são as áreas ambientalistas protegidas, como a Reserva da Juréia-Itatins, com importantes santuários ecológicos existentes neste planeta. Reconhecido pela ONU, como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade - um dos cinco existentes no Brasil – Foz de Iguaçu, Pantanal, Parque do Jahú (Amazônia) e Costa do Descobrimento (Bahia) são os outros - e a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. É a rota mais rica e intocada da Mata Atlântica que ainda resta no Brasil. Peruíbe tem a Lama Negra, uma argila com propriedades estéticas e medicinais, única no planeta.
ROTEIRO TURÍSTICO
1.   Praia do Uma – Jureia, fica localizada no interior da Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Barra do Uma (Mosaico de Jureia Itatins). É um local onde há séculos são mantidas as características naturais de uma vila de pescadores. Possui praia e rio de excelentes qualidades, e trilha por costões rochosos, conduzindo a uma vista espetacular do oceano e à praia do Caramborê.
2.   Praias, sol e a exuberante natureza. Em Peruíbe estão as belas praias de Desertinha, Guarau, Centro, que embelezam o litoral paulista, e todas de fácil acesso.
3.   Os encantos e os mistérios das Cachoeiras da Gruta, do Rio do Outro, das Antas e do Paraíba, a pureza das suas águas e os mistérios e encantos da Mata Atlântica, excitam os deslumbrados turistas.
4.   A história cultura de Peruíbe começa lá pelos idos de 1531. Lá estão as comunidades indígenas buscando o resgate da sua cultura milenar. Ruinas das primeiras igrejas edificadas no Brasil, e vestígios da ação das catequeses praticadas pelos Jesuítas e os passos do Santo Padre José de Anchieta.
5.   A Lama Negra de Peruíbe é um produto natural formado há milhares de séculos, contem propriedades terapêuticas e medicinais, e são reconhecidas por pesquisas e estudos. O produto é eficaz para os tratamentos reumáticos, artroses, artrites e de poder como produto rejuvenescedor. Quem vai turistar em Peruíbe, tem que visitar o Lamário, onde você adentra com cara de velho e sai jovem de felicidade.
6.   Peruíbe é conhecida internacionalmente pelo seu turismo UFOTURÍSTICO. Dizem os especialistas em Ufologia, que é a cidade com maior predominância de presença de OVNIS – Objetos Voadores Não Identificados, conhecidos mundialmente com os Discos Voadores. Anualmente se realizam em Peruíbe os encontros Ufológicos.
7.   Outras opções turísticas: o Aquário Municipal; passeios de canoas havaianas e canadenses pelo estuário do Rio Guaraú; o Museu Histórico e Arqueológico; Passeios à cavalos, e almoço nas propriedades rurais; o Bicitrens ou Bicicletas coletivas são ótimas opções proporcionadas aos turistas; a Birdwatching (observação de pássaros) – Peruíbe possui mais de 400 espécies de aves catalogadas, o que a torna um dos melhores destinos turísticos do Brasil, para os aficionados por essa salutar atividade.
8.   Às noites peruíbenses são aconchegantes e agitadas. Existem muitas opções noturnas, inclusive para você bailar, além de uma gastronomia de padrão internacional. PERUÍBE, IMPORTANTE “POINT” DO TURISMO BRASILEIRO. (Liszt Madruga).
O CONGRESSO NACIONAL DA ABRAJET
Com a presença do confrade Nairson Socorro, presidente da ABRAJET/Sergipe, foram ultimadas todas as providências com vistas ao XXXIV Congresso Nacional da ABRAJET que será realizado na principesca Aracaju, capital sergipana, no período de 16 a 19 de agosto desse ano. “O Turismo Sustentável” é o tema do Congresso, levando em consideração que a ONU – Organizações das Nações Unidas definiu que “2017 É O ANO DO TURISMO SUSTENTÁVEL.” Outro assunto discutido na reunião, versou sobre a possibilidade da prorrogação do mandato da Presidente Miriam Petrone, até o ano de 2019. Esse tema foi aprovado pela maioria de 11 (onze) votos, contra 01 (um), e uma abstenção. A prorrogação do mandato será definida no Congresso de Aracaju.
Esquerda/direita prefeito de Peruibe,  Luis Monteiro; o presidente da Abrajet RN, Liszt Madruga, e Walcir Matias presidente do Comtur Peruibe
 
O casal hoteleiro Eduardo Rodenas/Regina donos do Peruibe Hotel
O casal Carlos Alberto Costa/Iraci e Liszt Madruga
O empresario e cantor Emiliano Artensen, proprietário do Restaurante de Maça News, e Liszt Madruga







Nenhum comentário:

Postar um comentário