sábado, 9 de março de 2019

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE NATAL EMPOSSOU NOVOS CONSELHEIROS E SUPLENTES


O prefeito Álvaro Dias presidiu a solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (8) no Hotel Escola Barreira Roxa, de posse das entidades e dos respectivos Conselheiros e suplentes, para o biênio 2019-2020. Estiveram presentes representantes das entidades do setor turístico e autoridades do Município de Natal.
Conselho é composto por 26 membros que em conjunto vão atuar durante dois anos de mandato. Trata-se de um órgão deliberativo, consultivo, fiscalizador e de assessoramento, responsável pela elaboração de políticas públicas na área de turismo da capital potiguar.
IMPORTÂNCIA DOS CONSELHOS DE TURISMO
O prefeito de Natal ressaltou a importância dos Conselhos Municipais de Turismo. “(...) Os conselhos são de suma importância porque possuem uma composição entre governo municipal e demais setores importantes da nossa sociedade. Precisamos incrementar o setor, uma área tão importante, que é o segmento do turismo que gera emprego e renda para a nossa cidade do Natal”, afirmou Álvaro Dias.
NOVO PLANO DIRETOR
O prefeito Álvaro Dias na sua mensagem de saudação aos Conselheiros, afirmou a urgência na modernização  do Plano Diretor de Natal. Ele destacou que o atual Plano Diretor está superado, e é um empecilho para “(...) incrementarmos o desenvolvimento do turismo natalense”, disse Álvaro Dias, destacando a imperiosa necessidade de um novo Plano Diretor para fazermos para Natal. “Temos uma orla marítima feia, fora do contexto da modernidade conjuntural, que precisa de uma profunda transformação, para dotarmos Natal na cidade mais bela do Brasil, e para que isso ocorra, sem delonga, tornar-se imperioso um novo Plano Diretor”. Sintetizou.
CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA TURÍSTICA
O empresário Fernando Fernandes, que já exerceu o cargo de secretário de Turismo do Rio Grande do Norte, de São Gonçalo do Amarante, e novamente de Natal (foi secretário na gestão da prefeita Wilma Faria – 1999 a 2001), está muito otimista para o crescimento turda indústria  turística de Natal.
Para Fernando Fernandes, presidente do Conselho de Turismo a reestruturação do Conselho Municipal de Turismo de Natal “(...) É um passo muito significativo para consolidar a política pública na área de turismo de forma participativa e democrática. É um dos pilares de desenvolvimento do município em promover ações para o turismo ser ainda mais relevante na nossa cidade”, disse o secretário Municipal de Turismo de Natal.
A IMPORTÂNCIA DOS CONSELHEIROS
Os conselheiros têm funções consultivas e deliberativas no planejamento e formulação da política municipal e fiscalizadora visando elaborar políticas públicas na área de turismo. Entre as competências estão: opinar na elaboração do calendário turístico do município; programar e executar amplos debates sobre temas de interesse turístico; propor aos órgãos competentes o planejamento e a execução de obras de infraestrutura, a fim de promover atividades turísticas de forma adequada.
MEMBROS DO CONSELHO DE TURISMO
Representando a Secretaria Municipal de Turismo – SETUR: Presidente: Fernando Fernandes de Oliveira; Vice-Presidente: Francisco Soares de Lima Junior. Representando a Secretaria Municipal de Cultura – SECULT: Titular: Josenilton Tavares; Suplente: Odinélha Silva Targino Bezerra. Representando a Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLA: Titular: Joanna de Oliveira Guerra; Suplente: Milízia Brandão Meza Ucella. Representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB: Titular: Thiago de Paula Nunes Mesquita; Suplente: Eudja Maria Mafaldo Oliveira. Representando a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos – SEMSUR: Titular: Jonny Araújo da Costa; Suplente: Irapoã Nóbrega Azevedo de Oliveira. Representando a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS: Titular: Maria José de Medeiros; Suplente: Valdelêda Medeiros de França. Representando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social – SEMDES: a) Titular: Isaque Nicácio de Brito Júnior; Suplente: Francineide Maria Francelino. Representando a Câmara Municipal de Natal – CMN: Titular: Felipe Alves; Suplente: Júlia Arruda. Representando a Secretaria de Estado do Turismo – SETUR/RN: Titular: Solange Araújo Portela; Suplente: Mércia Maria Pereira Motta. Representando a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDEC/RN: a) Titular: Jaime Calado Pereira dos Santos; Suplente: Paulo Macedo Filho. Representando a Banco do Nordeste do Brasil – BNB/RN: Titular: Agnelo Peixoto Neto; Suplente: Onireves Cardoso de Araújo. Representando o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN/RN: Titular: Márcio Alekssander Granzotto Kuntze; Suplente: Márcia Rossana de Oliveira. Representando a Superintendência do Patrimônio da União – SPU/RN: Titular: Neilor Afonso Castiel Barbosa; Suplente: Analu Correa Amaro.
 ENTIDADES REPRESENTATIVAS DO SEGMENTO E SETOR TURÍSTICO
Representando a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do RN – ABIH/RN: Titular: José Odécio Rodrigues Júnior; Suplente: Gabriela Duarte. Representando a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do RN – ABRASEL/RN: Titular: Artur Fontes; Suplente: Glauco Gobbato. Representando a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens do RN – ABAV/RN: Titular: Paulo Henrique da Silva Alexandre; Suplente: Rosangela Helena Farias da Costa. Representando a Associação Brasileira dos Jornalistas e Escritores de Turismo do RN-ABRAJET/RN: Titular: Liszt Coutinho Madruga; Suplente: José Maria Pinheiro. Representando a Natal Convention & Visitor Bureau – NatalCVB/RN: Francisco Barbosa de Albuquerque; Suplente: Leandro Pinheiro di Martins. Representando a Federação do Comercio, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte – FECOMÉRCIO/RN: George Alexandre Barreto Costa; Raniery Christiano de Queiroz Pimenta. Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/RN: Titular: João Hélio Costa da Cunha Cavalcanti Júnior; Suplente: Yves Guerra de Carvalho. Representando o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do RN – SHRBS/RN: Titular: Paulo Cesar Távora Gallindo; Makram Giries Elali. Representando o Sindicato dos Bugueiros Profissionais do RN – SINDBUGGY/RN: Titular: Luiz Thiago de Souza Manoel; Suplente: Paulo Henrique Severo Soares. Representando o Sindicato dos Guias de Turismo do RN – SINGTUR/RN; Titular: Edson José de Lima Junior; Suplente: Iacy da Mata Vasconcelos. Representando a Sindicato das Empresas de Turismo do RN – SINDETUR/RN; Titular: Francisco Câmara Junior; Suplente: Maria Creusa Bolonha. Representando o Sindicato dos Taxistas e o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários do RN – SCAVR/RN: Wdarlan de Medeiros Rodrigues; Suplente: Aldemir Calixto Torres. Representando as Instituições de Ensino Superior do RN – IES/RN: Titular: Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega; Suplente: Sidcley D’sordi Alves Alegrini da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário