Fortaleza dos Reis Magos, importante “point” turístico de
Natal
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Pesquisa encomendada pelo MTur reforça a percepção de que os
atrativos do país são bem avaliados, mas que há margem para crescimento
econômico do setor, como pretende o Brasil + Turismo
O Brasil tem um enorme
potencial a ser explorado no setor do turismo, mas deve aproveitar melhor seu
patrimônio. Esse é um dos achados de uma pesquisa nacional realizada para o
Ministério do Turismo para medir a percepção da população em relação aos
investimentos e impressões do público sobre o setor. Foram ouvidas 2002 pessoas
com mais de 16 anos em todas as regiões do país, em capitais e cidades do
interior, entre 17 e 23 de março de 2017.
De acordo com a
pesquisa, oito em cada dez brasileiros acreditam que o potencial turístico de
nosso país é de médio para muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial
não é aproveitado de forma adequada. Ainda assim, 79,7% apontam que gostariam
de passar as próximas férias em destinos nacionais.
IMPULSÃO DA ECONOMIA
Na opinião da população
brasileira, os principais benefícios do turismo são a impulsão da economia e
dos negócios (59%) e a geração de empregos (27,4%). Entre as ações para dar fôlego ao setor, numa
avaliação estimulada, a criação de novos portos para cruzeiros marítimos, a
exploração de parques nacionais pela iniciativa privada e o incentivo para a
vinda de Grandes Parques de Diversões estão entre as medidas mais apoiadas.
“Esses dados só
reforçam a necessidade de investirmos nesse setor para alavancar a economia
brasileira e a importância do pacote de medidas Brasil + Turismo, que lançamos
nesta terça-feira”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão. As medidas anunciadas vão alavancar a
economia nacional por meio do turismo, com soluções técnicas para gargalos
históricos, foco no aumento do número de viajantes nacionais e estrangeiros e
ações para melhorar destinos nacionais e gerar emprego e renda.
APOIO DA POPULAÇÃO
A sondagem identifica,
ainda, que há um grande apoio da população ao investimento na promoção de
destinos turísticos para os brasileiros (nota 8,4 numa escala de zero a 10) e
na promoção de destinos para os estrangeiros (7,8 em 10). Sobre os hábitos
cotidianos, quase metade (49%) afirmou costumar viajar a turismo pelo Brasil ao
menos uma vez por ano.
A conectividade aérea,
um dos pontos abordados no Brasil Mais Turismo, tem amplo respaldo popular:
mais de 73% dos entrevistados aprovam o aumento do número de companhias aéreas
em operação no Brasil e dois terços defendem a abertura do mercado nacional a
empresas estrangeiras.
AVALIAÇÃO DOS ENTREVISTADOS
De acordo com o estudo,
47% dos brasileiros avaliam as condições de turismo no país como ótimas ou
boas. Para 37,6%, as condições são regulares e 11,4% acreditam que são ruins ou
péssimas. A percepção de 42% é de que o turismo aumentou no Brasil nos últimos
anos, contra 28% que avaliam que diminuiu. Outros 24% acreditam que ficou
igual.
TRANSPORTE PREFERIDO
O meio de transporte
mais “querido” reflete uma divisão: 33,1% preferem viajar de ônibus, contra 33%
que citam o avião e 32,6% que responderam “carro”. Se a preferência é dividida,
o costume ainda é hegemônico com o carro: 39,5% adotam o automóvel em seus
deslocamentos, contra 38% que usam o ônibus e 20% embarcam em viagens aéreas. A
hospedagem é majoritariamente (48%) em hotéis, resorts e pousadas. Pouco mais
de 1/3 (35%) costumam ficar na casa de parentes e 13,2% na casa de amigos.
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