quinta-feira, 1 de junho de 2017

FILA PARA ESCOLHER ASSENTO IRRITA PASSAGEIROS


Ter fila para escolher o assento é o que mais incomoda a maioria dos passageiros de aviões
Estas são as dez coisas que mais irritam o viajante, segundo o potente Motor de Busca de Voos Jetcost
Já houve tempos em que viajar de avião era um prazer. Tudo era mais organizado, e as assistentes em terra e no avião, eram mais amáveis, o serviço impecável e os assentos confortáveis. A revolução "low cost" permite que atualmente se possam voar mais pessoas a preços quase irrisórios, chegar e partir de cidades secundárias em voos diretos e perder menos tempo nos aeroportos. Tudo isto tem sido naturalmente em troca que o passageiro faça parte do trabalho que antes lhe faziam, e que limitam ao máximo a sua bagagem, que o voo seja mais desconfortável e em muitos casos, as assistentes (e os assistentes) tenham perdido o seu sorriso radiante.
A empresa Jetcost (www.jetcost.pt) fez pesquisas entre os seus usuários em vários países e consultou as preferências dos passageiros e especialmente o que os incomodava mais quando tinham de viajar. Curiosamente, entre balcão do “check-in”, para ser dos primeiros a subir para o avião e escolher o assento desejado.
A maioria das companhias de low-cost não permite escolher assento porque acreditam que, assim, torna-se mais rápido o embarque e o tempo de estacionamento do avião no aeroporto (que é muito caro) reduz-se. Por outro lado, permitem que quem queira subir para o avião antes ou ter um assento escolhido anteriormente, pague um suplemento. As filas têm uma duração entre meia/hora e uma hora, se tudo correr normalmente. Muitas vezes demora-se mais tempo na fila que  voar. Não é estranho, por isso, que os passageiros se irritem.
A segunda coisa que mais incomoda é ter de recondicionar a mala no meio da sala de embarque e com toda a gente a assistir, porque excede o peso das rígidas medidas previamente indicadas. Embora em alguns aeroportos tenham sido acondicionados pequenos espaços com privacidade e mesas para executar essas tarefas, na maioria dos casos há que fazê-lo no chão, ao lado do balcão de embarque. Por outro lado, há casos em que algumas companhias proíbem, sem muito fundamento, que se peça ajuda a outros companheiros de voo e até mesmo a estranhos, para que transportem algumas roupas ou outros objetos em malas que o permitam.
Há mais coisas que incomodam os passageiros antes de entrar no avião, como revelado pela pesquisa Jetcost, ter que imprimir o cartão de embarque em casa, passar por todas as etapas da reserva e dizer não a muitas propostas durante o processo: reserva de hotel, de carro, faturar mais malas se pretender fazê-lo, ampliar a estada... Mas o terceiro lugar entre as coisas negativas da viagem surge já a bordo do avião, trata-se da inclinação dos encostos dos bancos. Surpreendentemente, não se trata que alguns encostos não possam inclinar para ser mais cômodo ou adormecer um pouco, mas sim o contrário. Uma das coisas que mais incomoda na viagem de avião é que o passageiro da frente incline as costas do assento, reduzindo o pouco espaço que já havia antes. Não se sabe se é por isso que algumas empresas não permitem essa opção.
A falta de espaço também se sente durante o voo e a muitos passageiros incomoda especialmente que os seus companheiros de assento ocupem completamente os braços durante todo voo, para não mencionar aqueles que têm a infelicidade de coincidir com um obeso que ocupa não só o seu assento ou tem que abrir as pernas desordenadamente.
Há mais coisas que ocasionam desconforto ao viajante, os males não terminam ao chegar ao destino. Também irrita, especialmente no final da viagem que as pessoas cheguem com os carros porta-bagagens ao tapete de recolha das malas, ou se acumulem em cima dele, impedindo o acesso.
Finalmente, como conclusão, disse: viajar era um prazer, agora em muitos casos, converteu-se num pesadelo. Barato... Isso sim.
O que mais incomoda um passageiro no avião, segundo a Jetcost:
1. Longas filas no balcão da companhia, para fazer o "check-in".
2. Ter que refazer a mala com todas as pessoas por perto.
3. O encosto do passageiro dianteiro, reclinado.
4. Os passageiros vizinhos que ocupam completamente o “descansa” braços.
5. Os passageiros que se amontoam ao lado do tapete de recolha da bagagem.
6. Fazer a faturação “on-line” e imprimir o cartão de embarque em casa.
7. Amontoar-se nos corredores do avião e empurrar após a aterragem.
8. O anúncio pela instalação sonora para as vendas.
9. As crianças chorando e conversas em tom elevado.
10. As chamadas compulsivas da metade da passagem.
Sobre Jetcost
A Jetcost é um motor de pesquisa de viagens que permite aos usuários pesquisar e comparar preços de voos, hotéis e carros de aluguer. O motor de pesquisa de viagens de Jetcost está disponível através da página www.jetcost.pt e das suas aplicações para móvel, permitindo aos usuários encontrar as melhores ofertas por meio da comparação de preços de milhares de agências de viagens e companhias aéreas. Desde a sua criação em França em 2006, a Jetcost tem-se tornado um dos principais motores de pesquisa na Europa. Na atualidade está disponível em 38 países e está em processo de expansão para a América e a Ásia.

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