Cresce aprovação de 14 dos 16 itens de infraestrutura e
serviços por estrangeiros em pesquisa do Ministério do Turismo.Levantamento
revela avaliações positivas em serviços como transporte urbano, gastronomia e
sinalização turística. Aeroportos se destacam com aprovação 23% superior à
pesquisa realizada há cinco anos
Ministro do Turismo do
Brasil Marx Beltrão
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O Ministério do Turismo
divulgou quinta-feira (13) a pesquisa realizada com 37.634 turistas
internacionais que estiveram o Brasil em 2016. Os estrangeiros avaliaram 16
itens de infraestrutura e serviços turísticos, como: hospitalidade, alojamento,
gastronomia, aeroportos, segurança, limpeza, sinalização turística, entre
outros. À exceção da categoria ‘telefonia e internet’, que foi aprovada por
69,6% dos entrevistados, os demais 15 itens tiveram avaliações superiores à
72%, com destaque para hospitalidade (98%), alojamento (95,7%), gastronomia
(95,4%) e restaurantes (95%). A avaliação final da experiência no Brasil foi
muito positiva para 87,7% dos entrevistados e 95% dos estrangeiros têm intenção
de voltar ao Brasil.
Se considerada a série
histórica, 14 itens superaram as avaliações do questionário aplicado há cinco
anos – com destaque para os aeroportos que, em 2012, foram aprovados por 73,3%
dos turistas e, em 2016, conseguiram atingir 89,9% de aprovação – um
crescimento de 23%.
“As obras de
infraestrutura e as iniciativas de qualificação, adotadas principalmente para
os grandes eventos, já estão dando frutos. Essa pesquisa demonstra que nossos
destinos estão mais estruturados para receber os turistas. Com isso, o Brasil
se torna cada vez mais competitivo no cenário global”, afirmou o ministro do
Turismo, Marx Beltrão.
VIZINHOS
Ainda segundo a Demanda
Internacional, 56,8% dos turistas que visitaram o Brasil em 2016 são oriundos da
América do Sul, representando um crescimento de 32,2% em cinco anos. Os
argentinos seguem na liderança absoluta entre os vizinhos, representando 34,9%
do total de visitantes no país. O segundo principal emissor são os Estados
Unidos que, em 2016, enviou pouco mais de 570 mil turistas para o Brasil.
Porém, apesar de
representarem maioria entre os estrangeiros que nos visitam, os sul-americanos
gastam pouco em nosso país. A pesquisa revela que os turistas provenientes dos
países europeus e dos Estados Unidos têm um gasto per capita, de
aproximadamente o dobro do verificado entre os visitantes da América do Sul,
com destaque para os norte-americanos que gastaram US$ 1.234, quase 2,2 vezes
mais que os argentinos, US$ 548,92.
VISTO ELETRÔNICO
Por isso, o Ministério
do Turismo trabalha, em parceria com o Ministério de Relações Exteriores, na
implantação do visto eletrônico para atrair ainda mais norte-americanos ao
Brasil. O benefício irá contemplar, também, turistas da Austrália, Japão e Canadá.
CARACTERÍSTICAS DAS VIAGENS
O turismo de sol e
praia continua sendo o principal atrativo da vinda ao Brasil, responsável por
68,8% da motivação das viagens a lazer. Já 16,6% dos estrangeiros buscavam
natureza, ecoturismo ou aventura em sua experiência em nosso país e 9,7%
citaram o turismo cultural com principal motivo da escolha pelo Brasil.
Outro achado
interessante da pesquisa foi o aumento da procura pela hospedagem alternativa.
Apesar de mais da metade (51,5%) dos estrangeiros ainda optarem por hotéis –
percentual que se mantém estável nos últimos cinco anos – uma parcela
significativa (16,7%) dos turistas internacionais que chegam ao nosso país está
optando pelo aluguel de casas. Há cinco anos, esse percentual não chegava a 12%
(11,9% em 2011) – um crescimento de 40% desse tipo de hospedagem.
SOBRE A PESQUISA
A Pesquisa “Demanda
Internacional” é realizada todos os anos pelo Ministério do Turismo para
verificar o perfil dos turistas estrangeiros - gastos, destinos, local de
residência, motivações, interesses, hábitos e avaliações. Em 2016, foram
entrevistados 37.634 turistas internacionais em 15 aeroportos internacionais e
10 fronteiras terrestres, durante cinco momentos do ano.
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