Em apenas quatro anos de existência, a autarquia
municipal de turismo Gramadotur investiu R$ 106 milhões no turismo do
município, além de ter comercializado 1,2 milhão de ingressos e ter captado R$
39 milhões em patrocínios. Estes foram alguns números divulgados na
segunda-feira, 9 pelo Conselho de Administração da autarquia, durante encontro
com a imprensa regional. Nesse evento, além da imprensa, dirigentes de entidades,
vereadores, o Secretário de Turismo, Edson Néspolo e o Prefeito de Gramado,
João Alfredo Bertolucci, o Fedoca. Durante o encontro, o presidente do Conselho,
Alexandre Gehlen relembrou o início da Gramadotur que, de acordo com a Lei. 3066,
de 18 de dezembro de 2012, a missão é de “planejar e executar atividades
vinculadas, direta ou indiretamente, ao turismo e à cultura”. Gehlen lembrou a
bem sucedida trajetória da autarquia, que tem três representantes do setor
público e seis representantes da sociedade civil organizada em seu Conselho, um
modelo inédito no país, onde o setor privado de Gramado tem se sobre saído
vitoriosamente tomadas de decisão.
Frisou, ainda, a transparência da Gramadotur, que é fiscalizada pelo Tribunal
de Contas do Estado e pela Câmara de Vereadores, e que tem como uma das
vantagens de seu modelo a não incidência de tributos. E disse também: “Gramado
precisa de pessoas de visões positivas que façam a cidade prosperar cada vez
mais e se consolidar com um dos principais “point” turístico do Brasil”.
Os Conselheiros da Gramadotur lembraram, ainda, que somente em 2016 foram investidos R$ 26,6 milhões em cinco eventos, mas fizeram questão de destacar os avanços ocorridos em infraestrutura e na área social. Em quatro anos, a autarquia investiu R$ 4 milhões em obras de infraestrutura, especialmente no ExpoGramado, Lago Joaquina Rita e Bier e nos equipamentos para a Festa da Colônia. R$ 3 milhões foram destinados para o Programa de Artes, Orquestra Sinfônica de Gramado e Educavídeo, além de doações de equipamentos, materiais e munições para órgãos de segurança. Além disso, foram destinados mais de R$ 300 mil para o Convention Bureau e 92 mil quilos de alimentos para famílias carentes. Fotos Gerson Sorgetz.
Os Conselheiros da Gramadotur lembraram, ainda, que somente em 2016 foram investidos R$ 26,6 milhões em cinco eventos, mas fizeram questão de destacar os avanços ocorridos em infraestrutura e na área social. Em quatro anos, a autarquia investiu R$ 4 milhões em obras de infraestrutura, especialmente no ExpoGramado, Lago Joaquina Rita e Bier e nos equipamentos para a Festa da Colônia. R$ 3 milhões foram destinados para o Programa de Artes, Orquestra Sinfônica de Gramado e Educavídeo, além de doações de equipamentos, materiais e munições para órgãos de segurança. Além disso, foram destinados mais de R$ 300 mil para o Convention Bureau e 92 mil quilos de alimentos para famílias carentes. Fotos Gerson Sorgetz.
Estrutura enxuta
Alexandre Gehlen e os demais Conselheiros destacaram que a Gramadotur possui uma estrutura enxuta. Com apenas 19 funcionários, a folha de pagamento representa apenas 7%, do orçamento, com um total de 146 processos licitatórios em 2016. Gehlen lembrou, ainda, que desde 2013 – com a criação da Gramadotur, a Prefeitura não precisa aportar um centavo nos eventos do município (antes, o município colocava um mínimo de R$ 2 milhões por ano nos eventos) e que a arrecadação tributária vem aumentando ano a ano, boa parte em função do sucesso dos grandes eventos.
Alexandre Gehlen e os demais Conselheiros destacaram que a Gramadotur possui uma estrutura enxuta. Com apenas 19 funcionários, a folha de pagamento representa apenas 7%, do orçamento, com um total de 146 processos licitatórios em 2016. Gehlen lembrou, ainda, que desde 2013 – com a criação da Gramadotur, a Prefeitura não precisa aportar um centavo nos eventos do município (antes, o município colocava um mínimo de R$ 2 milhões por ano nos eventos) e que a arrecadação tributária vem aumentando ano a ano, boa parte em função do sucesso dos grandes eventos.
NATAL LUZ
Os Conselheiros e a diretoria
executiva da Gramadotur preferiram não divulgar números sobre a última edição
do Natal Luz, mas garantiram que o resultado será o maior em quatro anos. “O
Conselho determinou limites de gastos de modo a equilibrar o orçamento e permitir
a manutenção da autarquia em 2017”, comentou Alexandre Gehlen. “O orçamento
teve uma redução de 31% em 2016, pois sabemos que 2017 será um ano bastante
difícil, especialmente na captação de patrocínios incentivados”, complementou
Gehlen. Embora sem falar em números financeiros, a diretoria da Gramadotur
adiantou que o Natal Luz já apresenta a maior ocupação média dos espetáculos
desde 2013, chegando a 78%. Ressaltou, ainda, que 2016 marcou a maior captação
de patrocínios (marketing e incentivados) da história do evento, e a ANmaior
venda de ingressos para agências e grupos, com acréscimo de 14,5% em relação a
2015.
PLANEJAMENTO
Alexandre Gehlen revelou que a Gramadotur funciona dentro de parâmetros privados em sua gestão, e que possui um plano estratégico de longo prazo. Para 2017, a autarquia possui um planejamento detalhado para a montagem dos cinco grandes eventos, e pretende revisar os modelos de captação de patrocínios, levando em consideração as novas premissas das leis de incentivo cultural, no caso a LIC (estadual) e a Rouanet (federal). A Gramadotur pretende, ainda, remodelar o seu organograma e os seus modelos de gestão em 2017, melhorar os processos de licitação e compras, além de ampliar os investimentos nos eventos por conta dos bons resultados do Natal Luz.
Alexandre Gehlen revelou que a Gramadotur funciona dentro de parâmetros privados em sua gestão, e que possui um plano estratégico de longo prazo. Para 2017, a autarquia possui um planejamento detalhado para a montagem dos cinco grandes eventos, e pretende revisar os modelos de captação de patrocínios, levando em consideração as novas premissas das leis de incentivo cultural, no caso a LIC (estadual) e a Rouanet (federal). A Gramadotur pretende, ainda, remodelar o seu organograma e os seus modelos de gestão em 2017, melhorar os processos de licitação e compras, além de ampliar os investimentos nos eventos por conta dos bons resultados do Natal Luz.
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