quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

CMN INICIA AS ATIVIDADES LEGISLATIVAS



O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Nunes Alves, esteve na Câmara Municipal de Natal na tarde de quarta-feira (15) - primeiro dia de atividade após o recesso parlamentar - e abriu a sessão ordinária da nova legislatura com a leitura da mensagem anual. Em seu discurso, o chefe do Executivo parabenizou os edis eleitos para o mandato e destacou o crescimento da representação feminina no Legislativo natalense, que agora conta com oito vereadoras.
"Mais uma vez tenho a honra de vir a este plenário para prestar contas e apresentar as metas que temos para desenvolver ao longo desta gestão", disse Carlos Eduardo, que ressaltou o período turbulento que atravessa a economia do Brasil. "Já disse e repito que o país vive um dos momentos mais complicados da sua história. Todavia, apesar de todas as dificuldades, tivemos condições de manter os serviços básicos prestados à sociedade e estamos em dia com o pagamento do funcionalismo".
Segundo ele, educação e saúde continuam a ser as prioridades da prefeitura. "Em 2016, mesmo com as quedas de receita, investimos 28% das receitas tributárias em educação, acima do dispositivo constitucional, que nos obriga a investir ao menos 25%", informou o prefeito. "No mesmo ano investimos em saúde pública 28,78% da arrecadação. O mínimo estabelecido pela legislação federal para o setor é de 15%. Estamos, portanto, investindo quase o dobro do que é obrigação do Município", completou.
De acordo com o presidente da Casa, vereador Raniere Barbosa (PDT), o respeito e a independência entre os poderes são elementos importantes para o debate democrático. "Acredito que a boa política se constrói de maneira coletiva, através do diálogo com diversas tendências ideológicas". "Sabemos que não será um ano fácil para a administração pública, pois a crise reduziu o potencial de investimento. O momento, mais do que nunca, é de união".
O líder da bancada governista na Câmara Municipal, vereador Ney Lopes Júnior (PSD), falou que espera uma relação harmônica entre Executivo e Legislativo. "A minha expectativa é que todos os debates sejam em benefício da população. Acredito, sinceramente, porque vejo nos parlamentares o desejo de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas", concluiu.
Por sua vez, o vereador oposicionista Fernando Lucena (PT) projeta um mandato de lutas e debates intensos. "Temos pela frente assuntos complexos como a licitação dos transportes, principalmente diante da possibilidade de reajuste das tarifas de ônibus. Na área da saúde, diferente do que diz o prefeito, houve redução nos recursos. Portanto, estaremos aqui firmes para cobrar respostas da prefeitura". As sessões ordinárias voltam ao horário regimental, a partir das 14h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário