domingo, 12 de março de 2017

BRASIL NA VITRINE DO TURISMO MUNDIAL


Berlim foi a primeira escala de viagem do Ministério do Turismo - MTur ao continente europeu para divulgar as potencialidades do turismo brasileiro
Depois de promover um seminário sobre oportunidades de investimentos no Brasil, a comitiva do Ministério do Turismo, chefiada pelo secretário executivo, Alberto Alves, visitou a ITB Berlin 2017. O evento, na capital alemã, é uma das maiores feiras do mercado de viagens do mundo e este ano reúne 10 mil expositores de 184 países e regiões.
O Brasil marcou presença na feira, que funcionou até o dia 12 deste mês, com expositores do segmento da hotelaria, operadores de turismo e estados que mostram seus principais atrativos turísticos. Amazonas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte representam a diversidade de opções que o país oferece nos segmentos de sol e praia, aventura e ecoturismo, entre outros.
O secretário executivo do MTur e o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística, Gilson Lyra, visitaram o estande Brasil na quarta-feira (8). Na quinta (9), a entidade, vinculada à Organização das Nações Unidas, promoveu palestra sobre economia colaborativa no turismo, tema sobre o qual a entidade está realizando uma pesquisa de opinião.

“Daqui iremos a Roma (Itália) e também a Cannes (França) para participar de importantes eventos relacionados ao mercado de turismo e viagens. Queremos buscar parceiros interessados nas imensas possibilidades de investimento no turismo brasileiro, acreditando que o Brasil vive um novo momento, no qual as condições para atração de investimentos externos serão cada vez mais favoráveis”, disse Alberto Alves.
COMITIVA DO MTUR NA ITALIA
Na sexta-feira, já na Itália, aconteceu mais uma etapa da agenda voltada para a atração de investimentos do Ministério do Turismo. Será realizado na Embaixada do Brasil em Roma o seminário Brasil 2017: Perspectivas e Oportunidades de Mercado – O ano da retomada. O seminário trata das mudanças estruturais em curso no Brasil, propostas legislativas de incremento do turismo e das oportunidades de investimento em diversos setores como hotelaria, parques naturais e temáticos, aeroportos e centros de eventos.
 Atração de investimentos: turismo marca presença em eventos mundiais
Representantes do MTur expõem na Europa possibilidades de novos negócios a empresários estrangeiros
A vigésima edição do Fórum Internacional de Investimentos em Hotéis (IHIF, na sigla em inglês), que reúne hoteleiros de todo o mundo na capital alemã Berlim, foi palco na terça-feira (07) da apresentação de potenciais projetos no segmento por integrantes do Ministério do Turismo brasileiro.
Durante o seminário “Brasil 2017: Perspectivas e Oportunidades de Mercado - O ano da retomada”, investidores conheceram um rol de empreendimentos que somam mais de R$ 7 bilhões em estados como São Paulo, Bahia, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Norte.
Representando o ministro do Turismo, o secretário executivo do MTur, Alberto Alves, falou sobre as vantagens comparativas do Brasil e disse que a Pasta elabora um pacote de medidas para melhorar o ambiente de negócios na área e incentivou a busca por projetos no país.
“Em 2016, o país bateu o recorde de turistas estrangeiros, chegando a 6,6 milhões de visitantes internacionais. Queremos buscar parceiros interessados nas imensas possibilidades de investimento no turismo brasileiro, acreditando que o Brasil vive um novo momento, no qual as condições para a atração de capital externo serão cada vez mais favoráveis”, argumentou Alves.
O diretor do Departamento de Ordenamento Turístico, Rogério Cóser, e o coordenador-geral da área, Rodrigo Laurense, ressaltaram as grandes perspectivas de retomada do crescimento econômico brasileiro e de ampliação do turismo doméstico. Elencaram ainda diferenciais competitivos a exemplo do câmbio favorável e das belezas naturais do país.
O IHIF de Berlim, com duração de três dias, envolveu mais de dois mil empresários de 70 nações. Também estiveram no seminário de terça-feira o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo do MTur, Rogério Cóser, e o coordenador-geral de Atração de Investimentos da Pasta, Rodrigo Marques.

PRÓXIMOS EVENTOS
A atração de negócios também é o objetivo da participação do Ministério do Turismo em outros dois eventos com empresários internacionais no mês de março. No dia 10, o órgão mostrou oportunidades de investimento durante um encontro promovido na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália.
Já entre os dias 14 e 17 deste mês, em Cannes, na França, representantes da Pasta apresentarão o potencial de atuação no mercado nacional durante o MIPIM (Marché International des Professionnels de l’Immobilier, em francês). Trata-se de uma das maiores exposições mundiais do setor imobiliário, onde o Brasil terá um estande e realizará palestras focadas nas áreas de hotelaria e infraestrutura.
QUEM É A VIAJANTE BRASILEIRA?
Pesquisa do Ministério do Turismo revela a intenção de viagens das turistas brasileiras e aponta que elas viajam mais sozinhas do que os homens
No turismo brasileiro, as mulheres são uma parcela importante dos viajantes que, a cada ano, descobrem novos destinos nacionais. As mulheres criaram asas e querem desbravar o país sem medo. E 17,8% delas, farão sozinhas. Esse foi o resultado da pesquisa Sondagem do Consumidor - intenção de viagem divulgada nesta quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, pelo Ministério do Turismo. O índice é o maior dos últimos 10 meses e é superior a intenção entre os turistas do sexo masculino, 11,8%.

Aliás, é a vontade de conquistar o mundo que tem inspirado cada vez mais mulheres a viajarem sozinhas. O que importa para elas é o desejo de viver novas aventuras independente de ter ou não uma companhia. Não é à toa, a hashtag ‘RespeitaAsViajantes’ foi a escolhida para ser usada nas redes sociais do Ministério do Turismo neste 08 de março. Segundo recente levantamento feito pelo site Airbnb, o Brasil está entre os cinco países com mais mulheres que viajam por conta própria para outros países, junto a Japão, Taiwan China e Rússia.
EMPODERAMENTO DA MULHER
“É importante lutar pelo “empoderamento” (o poder) das mulheres e temos que trabalhar para garantir a segurança das nossas viajantes”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Recentemente, a Agência de Notícias do Turismo produziu uma série de reportagens e contou a história de mulheres que decidiram deixar de esperar por companhia para viajar, e tomaram o rumo pela estrada afora. Caso da paraense Tayná Campos que viaja sozinha desde 2015. Desde então, a servidora pública de Santarém (PA) já conheceu alguns dos mais bonitos destinos nacionais: Barreirinhas - onde ficam os Lençóis Maranhenses - e Alcântara, ambos no Maranhão, Foz do Iguaçu (PR), além de cidades em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Para Tayná, um dos desafios para iniciar a experiência é superar o próprio medo. “A violência que eu posso sofrer aqui, infelizmente poderia sofrer também entre o caminho de casa para o trabalho. A mulher que viaja sozinha deve tomar precauções, e geralmente são as mesmas que já tomamos diariamente nas nossas próprias cidades”, comenta.

PERFIL DA VIAJANTE
Ainda segundo a Sondagem do Consumidor, 62,4% das mulheres que pretendem viajar nos próximos seis meses escolheram os destinos nacionais e o Nordeste é a região preferida delas. Para o deslocamento, o meio de transporte preferido é o avião com 71,4% e o carro é apontado como opção por 19,3%.
Entre as turistas que irão viajar acompanhadas, os cônjuges (41,5%) são os mais citados, seguidos dos filhos (22,9%) e demais acompanhantes (35,6%). Na hora de escolher a hospedagem, 56,1% devem escolher hotéis e pousadas, enquanto 30% deverão optar pela casa de amigos e parentes.
SOBRE A PESQUISA
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é uma pesquisa realizada em mais de duas mil famílias em sete capitais brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

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