Ponte de Igapó |
O nome oficial da velha e histórica
Ponte de Igapó é Ponte do Potengi (?) Presidente Costa e Silva ( ninguém sabe,
nem mesmo as autoridades do trade turístico potiguar, e até mesmo, os Guias de
Turismo). Vivemos um retrocesso turístico.
Ela está literalmente abandonada
pelos órgãos municipais, estaduais e federais. Mantida (?) pelo Departamento
Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a velha e chorosa ponte que
está se deteriorando, e pode cair a qualquer momento, clama por socorro.
Por ela trafegam os trens urbanos de Natal
que vão até Ceará Mirim, passando por Extremoz (dois importantes municípios do
nosso turismo), órgão federativo que não ultima providências para a total recuperação
da ponte.
A data de abertura da primeira ponte
aconteceu nos idos de 20 de abril de 1916 (102 anos). A segunda ponte foi
inaugurada em 1970 (47/48 anos). É um importante elo entre o centro de Natal e
a Zona Norte – principalmente a ligação com o novo Aeroporto Internacional de
Natal, denominado de Governador Aluizio Alves, situado no município de São
Gonçalo do Amarante. E o mais importante: é um “point” histórico e cultural da
capital do Rio Grande do Norte. Liga as margens do exuberante Rio Potengi, e
não se cobra pedágio.
O fluxo de tráfego é literalmente intenso
em ambos os sentidos, e é desordenado, congestionado, porque falta planejamento
no contexto da trafegabilidade. A iluminação é precária. Logo na descida do
viaduto existem paradas de coletivos que são um verdadeiro inferno (existe,
inferno?) na vida dos motoristas, passageiros, e pedestres. Sobre a BR não tem
passarelas.
As condições das pistas e das sinalizações
do trafego e turísticas são literalmente inexistentes. Para o completo
melhoramento, urgem providências preliminares partindo do bairro das Quintas
até o Gancho. Pasmem! Na subida do viaduto (ida e volta) tem semáforos, que
provocam o gigantesco e irritante engarrafamento. Falta segurança, principalmente
da nossa importante Polícia Militar. A Rodovia é Federal.
O Rio Potengi que está sendo poluído às
vistas das autoridades municipais, estaduais e federais, nenhuma providência está sendo adotadas para
salvar o lindo Rio Potengi, presente gracioso de Deus, porque o Criador do
Universo, não cobra pedágio, só cobra a FIDELIDADE e o cumprimento das suas
Leis, que são imutáveis.
HISTÓRICO
A primeira foi construída em 1913, concluída em 1915 e
inaugurada em 20 de abril de 1916 e era totalmente de ferro e só possuía duas
vias em sentidos opostos, mais a linha férrea. Sua função era a de permitir a
passagem dos trens da Estrada de Ferro Central, facilitando o transporte entre
a Capital e o interior do Rio Grande do Norte, que até então só era possível
transpondo-se o Rio Potengi por meio de embarcações.
Construída durante o governo do Desembargador Ferreira
Chaves, possuía uma extensão que totalizava 550 metros, com nove vãos de 50
metros e um de 70. Devido ao gigante crescimento urbano da Zona Norte, e o alto
de fluxo de veículos indo – e vindo - para aquela zona, a estrutura metálica da
ponte foi literalmente abandonada pelos gestores, e ao lado dela, foi
construída uma segunda ponte com sustentações de concreto e ferro. Essa segunda
ponte foi construída nos idos de 1970. Em 1988 foi construída pela Ecocil a
terceira ponte, juntando com a segunda, formando uma ponte só, com 606 metros
de extensão e quatro vias, mais uma via férrea. A estrutura metálica foi
comprada por uma empresa privada, porém, devido ao custo-benefício e insatisfatório,
algumas partes da estrutura metálica foram deixadas.
Ponte Niwton Navarro |
Hoje, além da nova Ponte Fortaleza dos Reis Magos, conhecida
como Newton Navarro, edificada na profícua administração da Saudosa Governadora
Wilma Maria de Faria – a Guerreira, a estrutura metálica é um símbolo e cartão
postal do nosso turismo. A estrutura de
ferro da Velha Ponte de Igapó continua abandonada e enferrujada, e pode cair a
qualquer momento. A própria ponte também se encontra na mesma situação
deprimente. Turisticamente falando, quem são os responsáveis por esse doloroso
quadro da história de Natal? Urgem, sem delonga, as devidas providenciais pra
preservação da PONTE METÁLICA que é um atrativo turístico e cultural.
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