Enquanto 2017 foi um
ano ainda difícil para a maioria dos empreendimentos, o comércio eletrônico não
tem do que reclamar. As lojas virtuais brasileiras cresceram 12% no ano, com um
faturamento total de quase 60 bilhões de reais. Para 2018, o setor é ainda mais
otimista e espera chegar a um faturamento de 69 bilhões de reais.
O quadro animou muitas
pessoas que estão começando no mundo do empreendedorismo. “A gente vê uma
melhora na economia e, com isso, o otimismo com os negócios online também
aumentou”, afirma Breno Nogueira, diretor da Loja Integrada. A plataforma para
montagem de e-commerces teve 18 mil lojas gratuitas criadas em janeiro deste
ano, enquanto a média gira em torno de 15 mil.
INVESTIMENTOS PARA COMEÇAR
Não é preciso de
grandes investimentos para começar: o comércio eletrônico tradicional, que
necessita de estoque e logística redondos, não é mais a única opção para os
empreendedores.
Roberto Calderón, CEO
do coworking para negócios online ecommerceCAMP, cita como tendências a venda
de serviços (como passagens aéreas e reservas para encanadores e faxineiras,
por exemplo) e de conhecimentos, por meio de infoprodutos.
MERCADO GRANDE
“O mercado de
e-commerce quase dobrou sua penetração no varejo nos últimos dois anos, indo de
3,5% para 6%. Ou seja, o brasileiro está cada vez mais consciente para compras
na internet. Por isso, há um oceano azul, um mercado muito grande a ser
explorado por quem quer abrir um negócio na área.”
Mesmo com tanto
otimismo, não dá para descuidar. Todo negócio envolve risco, e a baixa barreira
de entrada do e-commerce gerou uma grande competição. Quem quiser sair na
frente deverá evitar erros de iniciante e investir seus recursos de forma
eficiente.
CINCO GRANDES DICAS
Veja, a seguir, cinco
grandes dicas para vender pela internet (e ganhar dinheiro com isso):
1 – Não confie apenas
na sua intuição
A primeira dica para
quem quer abrir um empreendimento online é não se basear apenas em suas
próprias opiniões. Desapegue de ser o dono da verdade e, antes de abrir seu
negócio, faça sessões de perguntas com potenciais consumidores e busque
informações pela internet.
“O empreendedor acha
que sua ideia é única, a melhor de todas, e se decepciona quando apresentamos
dados do mercado. Confie em quem pagará suas contas, e não apenas em sua
intuição”, afirma Calderón, do ecommerceCAMP.
2 – Invista apenas no
que é necessário
É comum empreendedores
de primeira viagem quererem que seu empreendimento se pareça com as lojas
líderes do mercado. Para isso, podem investir em uma loja virtual perfeita,
vários canais de atendimento, embalagens sofisticadas e frete gratuito para
todos os pedidos.
O problema é que nada
disso é central para suas vendas. No começo é preciso focar seus recursos na
compra de produtos e no marketing, afirma Nogueira, da Loja Integrada. “Invista
o máximo possível em áreas que realmente trazem receita e fazem seu negócio
girar. Depois, você pode investir mais na experiência do cliente.”
3 – Aposte em um
e-commerce de nicho
O comércio eletrônico
ficou mais acessível. Com isso, há mais concorrência no setor e ideias
parecidas à sua podem começar a se proliferar. Por isso, Calderón recomenda investir
em nichos de produto e de regiões atendidas.
“Uma boa dica é começar
vendendo produtos que você já tem na mão, como artesanato e jogos usados”,
completa Nogueira. “Ache um produto para o qual você não tenha a concorrência
das gigantes do mercado, como eletrônicos, por exemplo. Você nunca conseguirá
as condições de parcelamentos que os grandes e-commerces já oferecem e será
difícil vender algo de ticket médio tão alto sem um histórico como empresa.”
4 – Faça campanhas
planejadas
Uma estratégia importante
para todo negócio online é investir em campanhas em sites como o Google e redes
sociais como o Facebook e o Instagram. Mas, se essa campanha não for bem
planejada, seu investimento pode ir pelo ralo.
Novamente, a intuição é
inimiga do empreendedor nesse caso. “Ele acha que seu público são mulheres, por
exemplo, mas sua campanha tem uma conversão baixa. Isso porque essa é uma
estratégia genérica: no lugar, faça várias ações com mulheres de diferentes
faixas etárias e regiões”, recomenda Calderón.
Investindo um pouco em
cada segmento, você pode ter uma noção de como seu potencial mercado consumidor
responde a essas campanhas e analisar qual faixa dá mais retorno sobre seu
investimento. A partir daí, é hora de aportar mais nas campanhas vencedoras de
conversão.
5 – Considere entrar em
um marketplace
A última dica valiosa
para empreendedores iniciantes no mundo do e-commerce é considerar se juntar a
um marketplace (plataformas que reúnem produtos de diversos negócios e fazem a
intermediação da compra), como o Elo7 e o MercadoLivre, por exemplo.
DIVULGAÇÃO E MARCA
“Muitos empreendedores
não possuem o capital necessário para investir em divulgação e marca. Para
eles, eu sugiro começarem em um marketplace. Mesmo que a margem seja menor,
você já está em um ponto de venda com tráfego recorrente de consumidores”,
afirma Nogueira, da Loja Integrada.
Começando a girar seus
produtos e montar uma carteira de clientes, o dono de negócio pode crescer e
fazer investimentos em mídia, descolando-se aos poucos do marketplace. Fonte:
Exame
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