quinta-feira, 3 de agosto de 2017

ENCONTRO DE GESTORES DE COMUNICAÇÃO


O 2° Encontro do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais acontece de 17 a 19 de agosto, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento é voltado aos comunicadores de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil e contará com palestras, mesas-redondas e exposição de cases.
ABERTURA DO EVENTO
A abertura do evento acontece na manhã do dia 17, com as participações da reitora da UFRN, Angela Maria Paiva Cruz, e de representantes da Secretaria-Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Diretoria Executiva do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (CGCUF) e da Comissão Local de Organização, além da apresentação do quarteto de trombone Potibones, no auditório do Departamento de Educação Física (DEF).
POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO
Às 9h30, haverá a palestra de abertura Política Institucional de Comunicação, ministrada por Wilson da Costa Bueno (Universidade Metodista de São Paulo – Umesp) e moderada por Alessandra de Castilho (Universidade Federal do ABC – UFABC), no auditório do DEF. Em seguida, ocorre uma visita técnica à Superintendência de Comunicação (Comunica) e ao Departamento de Comunicação (Decom).
MESA REDONDA
À tarde, no auditório do DEF, acontece a mesa-redonda A divulgação científica no contexto da comunicação pública, com Ricardo Valentim (UFRN) e Mônica Zacarias, do Portal Nossa Ciência, sob a moderação de Juliana Holanda (UFRN). Também haverá a exposição de cases sobre Interiorização e divulgação das IFES, com Carlos Adams (Universidade Federal Rural do Semiárido – Ufersa), Albanira Coelho (Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa) e Danilo Azevedo (Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB), sob a moderação de Sirleide Pereira (UFRN); e sobre a Elaboração e implantação de Política Institucional de Comunicação, com Daiana Stasiak (Universidade Federal de Goiás – UFG), Artemio Reinaldo de Souza (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) e Jean Souza (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), sob a moderação de Gabriela Meneses (Universidade Federal do Cariri – UFCA).
COMISSÕES TEMÁTICAS
Na manhã da sexta-feira, 18, acontecem apresentações das Comissões Temáticas sobre Gestão das Assessorias de Comunicação; Formação; e TV e Rádio Universitárias, no Decom. À tarde, no auditório do DEF, será discutida A comunicação na interface dos sistemas de informação, com Gibeon Soares (UFRN) e Sandra Nunes Leite (Universidade Federal de Alagoas – UFAL), sob a moderação de Francisco Duarte (UFRN).
GESTÃO DAS EMISSORAS
Em seguida, haverá a exposição de cases sobre Radiodifusão e gestão das emissoras públicas nas IFES, com José Zilmar Alves da Costa (UFRN), Amanda Thomaz Monteiro (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Murici – UFVJM) e Ricardo Fiegenbaum (Universidade Federal de Pelotas – UFPel), sob a moderação de Thereza Marinho (Universidade Federal do Espírito Santo – UFES); e sobre Divulgação científica nas IFES: necessidades e oportunidades, com Carlos Rocha (Universidade Federal do Paraná – UFPR), Gilberto Todescato Telini (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG) e Maria Clorinda Soares Fioravanti (UFG), sob a moderação de Alessandra de Castilho (UFABC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário