Conclusão está no Estudo da Demanda
Turística Internacional do MTur 2017. Nos dois quesitos, percentual de
avaliações positivas supera os 95%
A mistura de culturas que contribuiu para a formação da identidade do
brasileiro tem na gastronomia uma de suas principais marcas. Não é à toa que a
culinária nacional, com ingredientes de tradições indígenas a europeias, tem
sido anualmente um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam
o país. Em 2017, dois estados se destacaram entre 17 pesquisados pelo
Ministério do Turismo: São Paulo, cuja gastronomia alcançou 97,3% de avaliações
positivas, e Brasília, com seus restaurantes aprovados por 97,7% dos turistas
internacionais.
INVESTINDO NA DIVERSIDADE CULINÁRIA
A capital federal vem despontando no cenário gastronômico nacional e
investindo na diversidade culinária e em empreendimentos de nível
internacional. Se a cidade está no topo
com a qualidade de seus restaurantes, na culinária o percentual de aprovação do
turista estrangeiro também é expressivo: 96,8% gostaram do que
experimentaram. Prova da visibilidade de
Brasília no cenário turístico é que ela atingiu a segunda colocação na
categoria “destinos em alta” na América do Sul no prêmio Travellers’ Choice
2018, organizado pelo site de viagens Trip Advisor.
VISIBILIDADE DA GASTRONOMIA CANDANGA
O “chef” brasiliense Rafael Madeira aponta como um dos fatores para o
aumento da visibilidade da gastronomia candanga a preparação do mercado para a
Copa do Mundo de 2014. “Houve uma grande mobilização para que restaurantes e
profissionais se preparassem para receber turistas estrangeiros durante os
jogos. A partir daí houve uma evolução no cuidado com os empreendimentos e na
valorização de ingredientes locais como diferencial”, explica Madeira,
proprietário de um restaurante de culinária contemporânea mediterrânea, na Asa
Sul da capital.
GASTRONOMIA É ATRAÇÃO
Na gastronomia, a cidade de São Paulo recebeu este ano o título de
Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômico e também foi destaque na
pesquisa do MTur, com 97,3% de aprovação. Outros estados ficaram bem próximos
da marca paulista – é o caso do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato
Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que alcançaram percentuais
na casa dos 96%.
O Espírito Santo foi o estado que apresentou maior aumento em 2017, em
relação ao ano anterior, na avaliação positiva da gastronomia. Cresceu 3%,
alcançando aprovação de 96,9% dos visitantes internacionais. Quando o assunto é
restaurante, o maior salto comparativo ficou com Goiás, com um aumento de 91%
para 95,8% no percentual de turistas que elogiaram os estabelecimentos goianos,
segundo o estudo do MTur.
PESQUISA FEITA PELA FIPE
No geral, a culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos
turistas estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando
a gastronomia como um importante ativo do turismo brasileiro. Em 2017, o país
recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros, número recorde da série
histórica.
A pesquisa, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
(Fipe) para o Ministério do Turismo, avalia 18 itens de infraestrutura e
serviços turísticos, tais como segurança pública, transportes, sinalização,
alojamento, diversão e hospitalidade, entre outros. (Fonte Mtur).
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