Conclusão está no Estudo da Demanda Turística
Internacional do MTur 2017. Nos dois quesitos, percentual de avaliações
positivas supera os 95%
A mistura
de culturas que contribuiu para a formação da identidade do brasileiro tem na
gastronomia uma de suas principais marcas. Não é à toa que a culinária
nacional, com ingredientes de tradições indígenas a europeias, tem sido
anualmente um dos itens mais bem avaliados pelos estrangeiros que visitam o
país. Em 2017, dois estados se destacaram entre 17 pesquisados pelo Ministério
do Turismo: São Paulo, cuja gastronomia alcançou 97,3% de avaliações positivas,
e Brasília, com seus restaurantes aprovados por 97,7% dos turistas
internacionais.
INVESTINDO NA DIVERSIDADE CULINÁRIA
A capital
federal vem despontando no cenário gastronômico nacional e investindo na
diversidade culinária e em empreendimentos de nível internacional. Se a cidade está no topo com a qualidade de
seus restaurantes, na culinária o percentual de aprovação do turista
estrangeiro também é expressivo: 96,8% gostaram do que experimentaram. Prova da visibilidade de Brasília no cenário
turístico é que ela atingiu a segunda colocação na categoria “destinos em alta”
na América do Sul no prêmio Travellers’ Choice 2018, organizado pelo site de
viagens Trip Advisor.
VISIBILIDADE DA GASTRONOMIA CANDANGA
O “chef”
brasiliense Rafael Madeira aponta como um dos fatores para o aumento da
visibilidade da gastronomia candanga a preparação do mercado para a Copa do
Mundo de 2014. “Houve uma grande mobilização para que restaurantes e
profissionais se preparassem para receber turistas estrangeiros durante os
jogos. A partir daí houve uma evolução no cuidado com os empreendimentos e na
valorização de ingredientes locais como diferencial”, explica Madeira,
proprietário de um restaurante de culinária contemporânea mediterrânea, na Asa
Sul da capital.
GASTRONOMIA É ATRAÇÃO
Na
gastronomia, a cidade de São Paulo recebeu este ano o título de Capital
Ibero-Americana da Cultura Gastronômico e também foi destaque na pesquisa do
MTur, com 97,3% de aprovação. Outros estados ficaram bem próximos da marca
paulista – é o caso do Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do
Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que alcançaram percentuais na casa dos
96%.
O Espírito
Santo foi o estado que apresentou maior aumento em 2017, em relação ao ano
anterior, na avaliação positiva da gastronomia. Cresceu 3%, alcançando aprovação
de 96,9% dos visitantes internacionais. Quando o assunto é restaurante, o maior
salto comparativo ficou com Goiás, com um aumento de 91% para 95,8% no
percentual de turistas que elogiaram os estabelecimentos goianos, segundo o
estudo do MTur.
PESQUISA FEITA PELA FIPE
No geral, a
culinária do Brasil recebeu avaliação positiva de 95,7% dos turistas
estrangeiros e os restaurantes foram aprovados por 96,4%, confirmando a
gastronomia como um importante ativo do turismo brasileiro. Em 2017, o país
recebeu 6,6 milhões de turistas estrangeiros, número recorde da série
histórica.
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