sexta-feira, 13 de julho de 2018

PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRN DESENVOLVE FOGUETES E TECNOLOGIA AEROESPACIAL


O envolvimento com pesquisas e eventos aeroespaciais há dois anos fez com que uma equipe de estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) criasse um projeto ousado para desenvolvimento de foguetes e tecnologia aeroespacial. Formada por alunos de diversos cursos, como Meteorologia, Ciência e Tecnologia, Design, Computação e as engenharias Mecânica, Elétrica e de Materiais, a equipe da Potiguar Rocket Design, projeto de extensão da UFRN criado em 2016, visa à participação em competições nacionais e internacionais, assim como a contribuição acadêmica no desenvolvimento de pesquisas no setor.
FOGUETES PARA COMPETIÇÕES
Segundo Elder Samuel Taveira, um dos criadores do projeto e estudante de Engenharia Mecânica da UFRN, a ideia inicial de construir foguetes para competições logo foi expandida com a percepção de que era necessário difundir as atividades do setor aeroespacial no Rio Grande do Norte. “Vimos que o projeto tem o potencial para ir além. A equipe pode capacitar os estudantes que participam cada vez mais incentivar os alunos a ingressarem no setor aeroespacial e gerar um aumento nas atividades da área no Estado”, explica o estudante de engenharia.
CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS DE FOGUETES
A motivação para tanta dedicação na construção de protótipos de foguetes e também nos estudos da área aeroespacial acontece por uma tendência mundial de difusão do setor. Os estudantes que formam a Potiguar Rocket Design veem a exploração aeroespacial ser expandida em diversos países e sentem que podem contribuir nesse processo ao incluírem trabalhos e iniciativas realizadas no Brasil nesse rumo. “A exploração aeroespacial é uma realidade no mundo. Sentimos que podemos contribuir com isso. Hoje, nossa motivação é também tentar ser uma referência nacional no desenvolvimento de tecnologias que possam ser úteis para o nosso país”, revela Elder Samuel.
DEDICAÇÃO SÃO FATORES IMPORTANTES
Tempo e dedicação são alguns dos fatores levados em conta na hora de selecionar novos membros para a equipe da Potiguar Rocket. O processo seletivo atual, que difere do modelo inicial, condicionado anteriormente à participação apenas de amigos, tornou a atuação da Potiguar Rocket muito mais profissional. Com análise de currículo, entrevista e prova, o desejo de contribuir dos candidatos que querem participar do projeto é avaliado junto com a capacidade dos alunos em agregar valor técnico ao conjunto que forma a equipe. (Fonte, Sérgio Ricardo Jr).
FEIRA NACIONAL DE ARTESANATO NO EXPOMINAS
Homenageando trinta e sete artesãos e artistas brasileiros, a 29ª Feira Nacional de Artesanato que acontecerá no EXPOMINAS em Belo Horizonte, de 04 a 09 de dezembro de 2018, já está pronta para entrar no calendário oficial de grandes eventos que acontecem no Brasil.
MESTRES DA ARTE E DO ARTESANATO
A apresentação dos Mestres da Arte e do Artesanato, indicados de maneira democrática pelas Coordenações Estaduais do Programa de Artesanato Brasileiro, sob a coordenação do PAB Nacional e Secretaria Estadual de Cultura do Estado de Minas Gerais, será uma oportunidade ímpar de mostrar a grandiosidade e diversidade do mestre artesão brasileiro em um só lugar.
O BRASIL NÃO CONHECE O BRASIL
Muitos mestres que serão indicados, possivelmente já são de conhecimento do povo brasileiro, mas este nunca teve ou terá a oportunidade de ver num só local as obras de artistas de todos os estados brasileiros. Junto a estes mestres estarão também mais de 5.000 artesãos brasileiros, com a sua diversidade cultural para atender todos os gostos. Engaje-se e faça parte deste evento que é considerado o maior do gênero da América Latina! Durante o ano, serão apresentadas as novidades dos mestres indicados, das oficinas, shows, workshop, para você se programar para o maior evento em representatividade do Brasil. contato@feiranacionaldeartesanato.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário