segunda-feira, 9 de outubro de 2017

FENACHAMP FESTA DO ESPUMANTE BRASILEIRO


Sobre a cidade de Garibaldi

O município de Garibaldi (Brasil) localiza-se na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul, a 110 quilômetros de Porto Alegre, com uma altitude de 640 metros. A população é de 32.578 habitantes. Garibaldi pertence à 1ª Colônia da Imigração Italiana, integrando a Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedos. É reconhecida como a Capital Brasileira do Espumante devido ao pioneirismo e qualidade de seus vinhos e espumantes. A cidade, com um charme especial, guarda as características de um ambiente tranquilo, com uma paisagem bucólica que lhe dá um ar particularmente distinto do nosso tempo.
Na cerimônia de abertura, foi anunciada a ampliação dos pavilhões para a próxima edição
Com a colocação das primeiras rolhas no grande quadro de memórias da entrada, a Fenachamp 2017 abriu para o público no final da tarde de quinta-feira, 5. Até o dia 29 deste mês, o parque recebe programação variada sempre as sextas, aos sábados e aos domingos. No feriado do dia 12 de outubro também haverá atividades.
No palco montado entre as vinícolas, a história da Festa do Espumante Brasileiro e o trabalho dos agricultores foram exaltados por diversas autoridades. A primeira edição abriu no dia 10 de julho de 1981. Neste ano, a 15ª edição mantém o legado dos primeiros organizadores e reúne 24 vinícolas. Elas representam 90% de todo o espumante produzido no Brasil.
Após o Hino Nacional entoado pelo Coro Simplesmente, o presidente do Centro Empresarial e Cultural (CEC) e da Fenachamp 2017, Clovis Furlanetto, destacou algumas das atrações da festa, que explora os cinco sentidos. "Temos um túnel das sensações, que mostra como a parreira se desenvolve em cada um das estações do ano. Temos 70 iguarias em 14 pontos gastronômicos, 80 atrações musicais com repertório variado e uma vila típica italiana com os produtos dos nossos agricultores”, afirmou.
GASTRONOMIA E HARMONIZAÇÃO
Os cursos de gastronomia e de harmonização com o espumante também foram enfatizados, além de encontros de carros antigos e motos. "Para o sucesso de um evento grandioso como esse, é imprescindível que haja participação da comunidade. Usando o slogan da festa, ele agradeceu e deixou o convite "Uma verdadeira festa em todos os sentidos. Venha experimentar!”.

A rainha da Fenachamp, Valéria Meneghetti Carniel, parabenizou todas as pessoas que já fizeram parte da história da festa e afirmou que, durante o tempo de divulgação, aprendeu a receita para esta edição ser um sucesso: "O segredo é o amor e a dedicação de cada pessoa que nós encontramos pelo caminho, de cada um que abraça a Fenachamp, que ajuda a divulgar. Permitam-se viver intensamente esses dias, a festa é de vocês. Sejam bem-vindos à Fenachamp 2017”.
Na foto de Priscila Pilletti, as belas de Garibadi
O deputado estadual Ronaldo Santini representando o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Edgar Pretto, destacou que a Festa é um evento que divulga a cultura e as potencialidades econômicas da região da Serra. "A Fenachamp mostra a pujança e o trabalho sério feito pelas famílias que produzem alguns dos melhores espumantes do mundo”, completou.
Emocionado por estar de volta às atividades, o deputado federal Giovani Cherini afirmou que a Fenachamp é uma inspiração para ouvir, sentir e viver de forma melhor.
IMPORTÂNCIA DOS AGRICULTORES
O prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin, ressaltou o trabalho dos agricultores e afirmou que todos os deputados presentes à solenidade ajudam muito a cidade e a festa. "Nós vamos superar as dificuldades por meio do trabalho. Esta festa atinge os patamares atuais porque muitas pessoas trabalham por ela. Cada gota de suor do colono, do agricultor, é uma borbulha do nosso espumante”, ressaltou. Em seguida, emendou: "Esse espaço aqui já está ficando pequeno. Quando essa festa acabar, vamos começar a construção de um novo pavilhão graças à ajuda do deputado Mauro Pereira, que conseguiu R$ 1 milhão”.
SERRA GAÚCHA É UMA REFERÊNCIA
Maria Fumaça atrativo turístico de Garibaldi
Cettolin afirmou que a próxima festa, em 2019, terá mudanças no parque e reforçou que a Serra Gaúcha é referência em diversos índices de qualidade de vida porque tem pessoas determinadas, que lutam e trabalham: "Aqui está o Brasil que deu certo”. Ao encerrar seu discurso, chamou o público para celebrar: "Vamos festejar o máximo que pudermos. A busca por dias melhores é o que todos nós queremos”.
A fala do prefeito foi seguida por uma bênção do pároco do Paróquia São Pedro, Jadir Segala. Em seguida, o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Márcio Biolchi, discursou em nome do governador do Estado, José Ivo Sartori. "Ver o crescimento da Fenachamp inspira um secretário de desenvolvimento. Temos uma relação de confiança, identidade e inspiração com esta região”, afirmou.
Biolchi também falou que a Fenachamp é um selo que diferencia a região e provoca reconhecimento até mesmo fora do Brasil. Ao finalizar, desejou que a história do sucesso da Fenachamp, seja para sempre. "Que nós continuemos nos orgulhando do que vocês mostram e possamos ter no futuro tantas e tantas outras edições”.
Após o Coro Simplesmente entoar o Hino Rio-Grandense, foi feito um brinde no palco e as autoridades se dirigiram ao quadro para colocar as rolhas. Oficialmente aberta, a Fenachamp oferece uma programação intensa para todos os tipos de público. Para acompanhar no seu celular e não perder nenhum das atrações é possível baixar o app da festa. O aplicativo oferece notificações sobre ações especiais, shows e destaques da programação e ainda pode comprar ingressos, evitando filas. Ele está disponível na App Store e na Google Play e é grátis. Mais informações: www.fenachamp.com.br
FEIRA DO LIVRO DE GARIBALDI
Com o tema do evento “Encontro com as artes”, a edição 2017 da Feira do Livro de Garibaldi já definiu sua programação completa. De 17 a 22 de outubro, os garibaldenses e visitantes terão a oportunidade de conferir teatros, oficinas, bate-papos e diversas apresentações artísticas e culturais junto aos estandes de livros dispostos na Praça Loureiro da Silva.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
Um dos destaques da programação é o escritor e cartunista Alexandre Beck – criador das tirinhas do personagem Armandinho, que estará presente em dois momentos: na sexta à tarde e no sábado pela manhã. A página do personagem no Facebook possui quase um milhão de seguidores e encanta todo o país com a sagacidade, bondade e inteligência do universo que envolve o menino.
Outro destaque é a participação da autora gaúcha Letícia Wierzchowski - autora de A Casa das Sete Mulheres, na sexta-feira, dia 20 de outubro. O romance foi adaptado como uma minissérie pela Rede Globo e esse ano lançou o livro Travessia, romance que narra a história de amor entre Anita e Giuseppe Garibaldi.
FESTIVAL DE AUDIOVISUAL
A quinta edição do Cineserra – Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha também integra a programação deste ano. A exibição de curtas, realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Garibaldi, ocorre na quinta-feira, dia 19 de outubro.  Além disso, haverá passeios diários de Tim-Tim, narrativas de histórias e interação constante com o público presente na feira. Diversas atividades culturais, principalmente com grupos garibaldenses, esperam envolver a comunidade em torno da magia dos livros e do universo da literatura e das artes no geral.
PATRONO DA FEIRA DO LIVRO
O patrono da Feira do Livro é o escritor, jornalista, professor universitário, escritor e colunista do Correio do Povo, Juremir Machado da Silva e o slogan desta edição, criado pelo aluno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Cairu, Pedro Baruffi Ferret  é “Leitura e arte sem censura libertam a cultura”.
A Feira do Livro é uma promoção da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Biblioteca Pública Municipal Frei Miguel. A Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (Concult) apoiam o evento. Mais informações no telefone (54) 3462 8235.
PRIMEIRO CICLOTURISMO DE GARIBALDI 

As paisagens acidentadas de Garibaldi serão foco de uma atividade diferenciada no próximo dia 14 de outubro, sábado. Em meio a parreirais, estradas de chão, e paisagens típicas da serra, o evento chamado de Cicloturismo Fenachamp promete encantar ciclistas e visitantes que fazem da bicicleta um modo de desbravar lugares e culturas. As inscrições antecipadas para o evento já podem ser realizadas e a ideia é transformar o projeto em uma rota turística no próximo ano.
O convite é aberto à comunidade e visitantes. A recepção será realizada pela Associação Garibaldense de Ciclismo (Agaci) a partir das 11h, com saída às 13h30min, no Ginásio Municipal de Garibaldi. Haverá a opção de três trajetos. Um curto de 30km, um médio de 43km e o grande desafio: um percurso de 59km com altimetrias elevadas.
As inscrições já podem ser realizadas pelo site Sprinta no link: https://www.sprinta.com.br/evento/261127Bmy0x4wM.
ROTEIROS ENOTURÍSTICOS
O secretário de Turismo e Cultura, Paulo Salvi, salienta que o Poder Público precisa estar atento às tendências e há algum tempo a Secretaria vem alimentando esta possibilidade. “Queremos transformar a nossa cidade em mais um destino da prática deste esporte saudável e que propicia belíssimas paisagens passando pelos roteiros enoturísticos”, defende.
Além da atração de lazer, o objetivo é debater formas de incentivar e viabilizar o uso da bicicleta, pensando em ações permanentes no Município. A realização do evento é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura e Secretaria de Esportes e Lazer, da Fenachamp e da Agaci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário